A integração dos egressos com o Programa se dá também em eventos organizados ou não pela instituição. O Programa realiza um evento por ano, agregando alunos e egressos, e algumas vezes estudantes de outras instituições. Os egressos são sempre avisados sobre eventos que vão ocorrer em um determinado período do ano.
A cada dois anos a partir de 2019, o programa organiza uma Mostra de Produtos Educacionais em que os egressos apresentam os produtos educacionais desenvolvidos durante o curso. Muitos professores da rede pública compareceram ao evento, em que os egressos apresentaram pôsteres e realizaram oficinas que possibilitaram a disseminação de produtos. Essa apresentação possibilitou que produtos já avaliados pelo egresso, durante seu desenvolvimento, pela banca de defesa fossem também avaliados por seus pares.
A partir de pesquisas realizadas pela CPA – Comissão Própria de Avaliação, com egressos, demonstrou que os mesmos manifestaram a satisfação quanto à formação recebida pelo Programa, a qualidade acadêmica dos trabalhos realizados e da orientação recebida, e a repercussão na vida acadêmica. Cabe destacar que os resultados, mostram uma participação efetiva de egressos em suas instituições de origem após sua titulação, o que possibilita uma nucleação dos conhecimentos adquiridos no Programa.
Em sua maioria, os egressos permanecem no ensino básico, nas redes públicas de origem, mas parte deles é contemplada com promoção na carreira exercendo cargo de Coordenador Pedagógico nas escolas ou cargos técnicos nas Diretorias de Ensino. Além de pertencerem às redes estaduais e municipais de São Paulo, há egressos que atuam em Institutos Federais e em ETECs.
A continuidade dos estudos dos egressos de mestrado no curso de doutorado do Programa de Ensino de Ciências é um aspecto que evidencia a influência positiva do programa nesses estudantes.
Podemos destacar abaixo alguns cases de sucesso de alunos egressos do Programa Profissional:
a) Claudio Maroja – 2007
Ele era professor da rede municipal de São Paulo e após sua titulação no mestrado passou a atuar na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo como membro da equipe de Avaliação. Atualmente é designado como Diretor de Avaliação no Núcleo Técnico de Avaliação, responsável pelas avaliações externas da rede (Provinha e Prova São Paulo). Concomitantemente atua como Gerente de Avaliação na instituição Geekie – Desenvolvimento de Software S/A. É colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira desde 2016, para elaboração e revisão de itens.
b) Gisele Nanini Matias – 2009
Ela era professora da rede estadual de educação e após o mestrado, passou a atuar na Equipe Curricular de Ciências da Natureza da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desenvolvendo atividades relacionadas a implementação curricular, formação de professores e acompanhamento de projetos na área de Ciências. Atualmente integra o grupo responsável pela construção e implementação do Currículo Paulista como Redatora/Formadora de Ciências da Natureza, e coordena a etapa dos Anos Finais.
c) Susan Quilles Quisbert – 2015
Ela era professora titular de Matemática da rede municipal e passou a atuar em órgãos centrais da Secretaria. Enquanto professora participou de projetos de formação de professores como bolsista: CAPES no Programa Observatório da Educação e FAPESP no Programa de Ensino Público. Após sua titulação, trabalhou com formação de professores que ensinam Matemática na DRE Penha. Atuou no Núcleo Técnico de Currículo da Rede Municipal em 2017. Foi autora de textos do documento Orientações Curriculares do Currículo da Cidade Matemática. Foi co-autora dos Cadernos de Saberes e Aprendizagens para alunos do 6º ano. Participou como formadora de projeto de parceria da Universidade Cruzeiro do Sul com a SME, com fomento UNESCO. Atualmente, foi aprovada em concurso público para coordenador pedagógico na rede municipal, assumindo a função em 2021.
d) Grace Zaggia Utimura – 2015
Ela é formada em Magistério, a nível de Ensino Médio/Profissionalizante, e também formada em Pedagogia. Atuou com turmas da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos e Coordenadora Pedagógica, na Região do Grande ABC e em São Paulo – escolas públicas e particulares. Desde 2012, ao Ingressar em um Grupo de Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Liberdade, iniciou o processo para aprender e atuar em ações formativas junto aos professores que ensinam Matemática. Após a titulação no Mestrado Profissional, em 2015, passou a atuar em duas Diretorias de Ensino da Cidade de São Paulo como formadora de Matemática, disseminando os saberes construídos no curso de Mestrado. Durante o curso de Doutorado Sanduíche pela Universidade Cruzeiro do Sul em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, fez apresentações no Brasil, em Portugal e em Madrid, contemplando na época, a socialização da pesquisa em andamento. Em 2018, participou de um Workshop em Chicago, nos Estados Unidos, referente ao processo formativo que utilizou nas formações junto aos professores participantes do Mestrado e do Doutorado. Após sua titulação no Doutorado em 2019, passou a atuar também no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul, na Linha de Pesquisa de Currículo, Avaliação e Formação de Professores e no Curso de Pedagogia na mesma instituição de ensino na área do Ensino de Matemática. Fez estágio de Pós-doutoramento na Universidade Cruzeiro do Sul, sendo parte dos resultados apresentados em Lima, no Peru, e, no Brasil, em eventos científicos da área e publicação de textos acadêmicos. Atualmente também é Professora Titular de Matemática da Rede Municipal de São Paulo, realiza formações para professores e gestores educacionais. Membro de um dos Grupos de Trabalho da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, o GT1 e coordena um Grupo de Estudo. As ações desenvolvidas mostram promissora evolução em sua carreira profissional.
e) Jane Garcia Carvalho – 2007
Ela é oriunda de curso de Pedagogia e atuava nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede pública estadual de São Paulo. Após a realização do mestrado, em 2007, passou a lecionar no curso de Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul, disseminando os saberes construídos em seu Mestrado. Realizou seu doutorado na linha de Tecnologias e após sua titulação em 2016 passou a atuar como Membro da Equipe Multidisciplinar da Cruzeiro do Sul Educacional. Atualmente é responsável pelo Planejamento e Orientações Pedagógicas para elaboração de material EaD do grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Auxilia nas propostas de criação de cursos à distância. Participa de comissões para criação de cursos EaD e de comissão de avaliação para EaD. Acompanha o processo de produção de materiais pedagógicos EaD. É responsável pelas disciplinas de Educação: Jogos e Brincadeiras, Corpo Movimento e Psicomotricidade e Tecnologia da Informação e Comunicação do curso de Pedagogia EaD. As ações desenvolvidas pela egressa mostram sua grande evolução profissional.
f) Evonir Albrecht – 2008
Ele é formado em magistério, atuou nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Santa Catarina e hoje exerce a função de Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura na Universidade Federal do ABC. O egresso mudou para São Paulo para fazer o curso de Mestrado e, nessa época, atuou em escolas das redes estadual e municipal de São Paulo. Após a titulação no mestrado em 2008, passou a atuar no ensino superior na Universidade Cruzeiro do Sul, em cursos de graduação, disseminando os saberes construídos no curso de mestrado. Após sua titulação no doutorado em 2012, passou a atuar também na Universidade Nove de Julho. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação e pós-graduação. Na graduação atua na área de Ensino de Matemática. Na Pós-Graduação atua nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS, estágio supervisionado, ensino de astronomia e formação de Professores. Exerce ainda a função de Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura. As ações desenvolvidas atualmente mostram grande evolução em sua carreira.
g) Francisca de Assiz Carvalho – 2008
Ela é formada em licenciatura em Ciências/Química e também Pedagogia. Com isso atuou como professora efetiva da rede pública e como Coordenadora pedagógica na rede particular em Santo André SP. Após a titulação no mestrado em 2008, passou a atuar no ensino superior na Universidade Cruzeiro do Sul, em cursos de graduação, disseminando os saberes construídos no curso de mestrado. Após sua titulação no doutorado em 2018, continuou atuando na Universidade Cruzeiro do Sul e ainda fez outra pós-graduação (Latu sensu) em psicopedagogia. Atualmente é professora de Química no SENAC Nações Unidas para os cursos técnicos de Multimídia, Marketing e Ciência de Dados onde também orienta projetos do ano de conclusão de curso. Também atua em um projeto pessoal/social com estudantes com déficit de aprendizagem pós pandemia. A egressa sempre diz: “sempre que faço um curso novo, novas oportunidades surgem!” As ações desenvolvidas atualmente mostram grande evolução em sua carreira.
h) Edna Mataruco Duarte – 2015
É graduada em Licenciatura em Matemática e atuava como docente em instituições de Ensino Superior da rede particular, como: Universidade Paulista e Universidade Nove de Julho. Sua atuação profissional contribuiu para que tivesse experiências com orientações de Trabalho de Graduação, o que acabou por proporcionar seu contato e interesse pela pesquisa cientifica. Ademais, enquanto professora em cursos voltados à tecnologia da informação observou que havia uma dificuldade dos alunos com relação a matemática, especialmente, em disciplinas como lógica de programação. Diante disso, buscou por meio do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática uma possibilidade de pesquisar e compreender melhor o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensino da matemática. Após a obtenção do título em 2015, foi aprovada no concurso público da Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul – FATEC SCS, uma instituição de Ensino Superior da Unidade de Ensino Tecnológico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS. No período de 2020 a 2022 atuou como coordenadora do Curso Superior Tecnológico em Segurança da Informação na FATEC SCS. No ano de 2023 integrou o quadro de professores visitantes do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS. No segundo semestre de 2023 passou a integrar o quadro de professores do Programa de Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul, no qual permanece até atualidade. Além disso, continua a atuar na FATEC SCS como docente nos Cursos Superiores Tecnológicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Jogos Digitais, nos quais após a sua titulação orientou duas alunos em trabalhos de Iniciação Cientifica. Ademais, continuou sua formação e ingressou no Programa de Doutorado em Ensino de Ciências em 2016, e obteve a titulação em 2020. Suas pesquisas concentram-se nos recursos tecnológicos digitais, informáticos e da comunicação tais como: Jogos Educacionais, Inteligência Artificial, Design Instrucional, Objetos Digitais de Aprendizagem e Pensamento Computacional, dentre outras tecnologias, de forma a convergir em estudos direcionados à questões investigativas tais como: à construção do conhecimento docente; à didática do professor que ensina matemática ou ciências; aos processos de formação de professores; ao currículo escolar; e à produção e avaliação de material didático digital.
i) Lilia Alessandra Tardelli Bastos Antunes – 2018
É formada em enfermagem, atua desde 2006 no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio no Ensino Superior Graduação de Enfermagem, onde exerce também a função de Coordenadora de Curso de Enfermagem. A egressa mora na cidade de Itu de onde se deslocava para cursar o Mestrado Profissional em São Paulo e continuava atuando como docente do ensino superior. Após a titulação no mestrado em 2018, continuou a atuar no ensino superior no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em outros cursos de graduação concomitante com as atividades exercidas anteriormente, disseminando os saberes construídos no curso de mestrado. Após sua titulação no mestrado em 2018, foi convidada em 2021 para Coordenar o Curso de Enfermagem do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, no Município de Salto. Na graduação atua na área de Enfermagem e mais recentemente em 2024, atua como docente do curso de Medicina. Na Graduação atua nas linhas de pesquisa: assistência de enfermagem na baixa, média e alta complexidade, bioética, ética e exercício profissional, acompanha estágio supervisionado para Enfermeiros. Atualmente ainda exerce a função de docente, Coordenadora de Graduação de Enfermagem nos municípios de Itu e Salto. As ações desenvolvidas atualmente mostram grande evolução em sua carreira.
j) Viviane Regina de Oliveira Silva – 2020
Ela é formada em psicologia, atuou no ensino superior, na coordenação de curso, foi assessora junto a reitoria e a regulação de curso no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). Após a titulação no mestrado em 2020, passou a atuar no Curso de Pedagogia, disseminando os saberes construídos no curso de mestrado. Atualmente é Coordenadora da Pós-Graduação dos cursos ligados a Psicologia, do CEUNSP. Atua na área de Ensino de Matemática. Na Pós-Graduação atua nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, estágio supervisionado e formação de professores. As ações desenvolvidas atualmente demostram a evolução de sua carreira.
k) Marcelo Penteado de Toledo – 2021
Ele é formado em Química (Licenciatura), atua como professor de Ensino Técnico no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Após a titulação no mestrado profissional em 2021, passou a atuar no ensino superior na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo/SP, em cursos de pós-graduação, disseminando os conhecimentos obtidos no curso de mestrado. Atualmente é aluno do Doutorado.
l) Adriano Amâncio de Oliveira – 2024
Após a conclusão do mestrado profissional, houve um impulso na sua vida profissional, tendo assumido e ministrado aulas no IFSP – Campus São José dos Campos, no curso de Licenciatura em Matemática e no curso de Engenharia Mecânica. Na ETEC de Ferraz de Vasconcelos, além de uma evolução funcional, surgiram oportunidades na Coordenação Pedagógica e na Coordenação de Curso.
m) Laura Satiko Yano Nakano – 2024
Ela foi aprovada no Concurso Público da VUNESP do Estado de São Paulo; aprovada no Concurso de Ensino Fundamental e Médio n° 01/2023; e foi também chamada no Concurso de Agente Técnico de Assistência à Saúde, após conclusão do Mestrado Profissional.