Profesores


  • Selecione outro idioma

  • Prof. Dr. Alex Paubel Junger

    Doutor em Energia

     

    Pós – Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC), Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC e Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social e Letras – Português/Inglês, com Especialização em Língua Portuguesa. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, orientando trabalhos de mestrado e na área de Ensino. Atuando, concomitantemente, como professor vinculado a Graduação/Pós-Graduação da Faculdade Tecnológica Termomecânica (MEC 5), na área de Orientação para Inovação, Comunicação, Marketing e Ensino, com ênfase em Gestão do Conhecimento Organizacional, bem como Pesquisador Colaborador vinculado a Universidade Federal do ABC. Além de atuar como avaliador institucional do Ministério da Educação.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Carmem Lúcia Costa Amaral

    Doutora em Química Orgânica

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular III da Universidade Cruzeiro do Sul, vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e vice Coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. É professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de química, relação Ciência Tecnologia e Sociedade no ensino de química, temas transversais, ambiente virtual e jogos pedagógicos no ensino de química.

     

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Edda Curi

    Doutora em Educação Matemática

    Professora (desde 2007) e Coordenadora (desde 2012) do Programa de Ensino de Ciências (Programa Acadêmico) da Universidade Cruzeiro do Sul e Professora do Programa de Ensino de Ciências e Matemática (Programa Profissional) da Universidade Cruzeiro do Sul, desde 2005. Atua como formadora de professores que ensinam Matemática na linha de pesquisa Currículo, Avaliação e Formação de Professores.Nos anos de 2020 a 2022 aturou no CONSU- Conselho Superior Universitário como representante de coordenadores dos Programas de Pós Graduação da Universidade e nos anos de 2023 e 2024 atuou no CONSEPE – Conselho Superior de Ensino e Pesquisa como representante de coordenadores dos Programas de Pós Graduação da Universidade. É líder do Grupo de Pesquisa CCPPM registrado no Cnpq, desde 2007 que desenvolve pesquisas longitudinais e participa de ações e projetos de formação de professores que ensinam Matemática. Atualmente coordena dois Projetos de Pesquisa com fomento, um da FAPESP iniciado em 2024 que envolve 3 escolas da rede pública estadual e o tema: ensino de números racionais. O outro com fomento do Itaú Cultural em Edital Matemática anos finais envolve 25 professores de Matemática dos anos finais da rede municipal de São Paulo e o tema Probabilidade que se inicia em fevereiro de 2025. Os referidos projetos envolvem outros pesquisadores da universidade e o grupo de pesquisa CCPPM. Participa como pesquisadora colaboradora de Projeto de Pesquisa no âmbito do Projeto Universal com fomento do CNPQ que envolve resultados de avaliação da rede estadual e professores das diretorias Leste 1 e Campinas Oeste. Membro da Diretoria Nacional Executiva DNE da Sociedade Brasileira de Educação Matemática a partir de 2022.Membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Matemática e suas tecnologias para exames e avaliações da DAEB/INEP. Atua junto à equipe de Matemática do INEP/MEC na elaboração e revisão de itens de avaliação para anos iniciais do Ensino Fundamental, na revisão e atualização da Matriz de Avaliação de Matemática e na análise pedagógica dos resultados do SAEB para anos iniciais. Atuou como assessora para equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) na elaboração de Currículo da Cidade – Matemática (2018, 2019) em vigor na rede e de materiais curriculares denominados Cadernos de Saberes e Aprendizagens de Matemática- material do aluno e do professor do 1 ao 9 ano que vem sendo distribuído anualmente a todos os estudantes e professores da rede desde 2019.Coordenou a reformulação para atualização do Currículo de Matemática da EJA na SME (2019). Foi leitora crítica do Currículo de Matemática do Ensino Médio da referida Secretaria em 2020. Em 2018 foi consultora da UNESCO e coordenou um Projeto Piloto de Pesquisa e Formação de professores para implementação curricular em parceria com a SME, desenvolvido em 2019, no âmbito do Edital Pro Doc que originou vários relatórios de pesquisa e trabalhos acadêmicos. Aprovada em Editais da UNESCO em 2020 para elaboração de itens de avaliação do 2o ano do Ensino Fundamental para a Secretaria de Alfabetização do MEC. Aprovada em Edital da SBEM em 2020 para realizar curso de formação de professores de anos iniciais, sócios da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O curso foi realizado em 2021.Aprovada em Edital da SME em 2020 como assessora da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos – DIEJA, para realização de cursos de formação de professores e elaboração de atividades para esse segmento de ensino. Os cursos foram realizados em 2021.Atuou em 2018 e 2019 como assessora no Instituto Ayrton Senna na elaboração e revisão e na análise pedagógica de itens de avaliação.Atuou em 2018 como assessora na Secretaria Municipal de Teresina, Piauí para reformulação do currículo da referida cidade.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Juliano Schimiguel

    Doutor em Ciências da Computação

     

    Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2002) e Graduação de Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional (MP) em Ensino de Ciências e Matemática, Professor Permanente do Programa de Doutorado / Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Coordenador de Estágio Supervisionado e de TGI – Trabalho de Graduação Interdisciplinar, do Curso de Bach. em Ciência da Computação, da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP); Professor do Centro Universitário Anchieta – UNIANCHIETA (Jundiaí, SP); Associado Profissional no Pecege da USP/Esalq (Piracicaba/SP), e Professor Formador na Pós-Graduação em Inovação na Educação Mediada Por Tecnologias na UFABC/MEC/UAB. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, design e avaliação de interfaces, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, análise de sistemas, UML, UP, ensino-aprendizagem de tecnologias e matemática, conteúdos digitais interativos, objetos de aprendizagem, ambientes virtuais e colaborativos, jogos para o ensino.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática

     

    Professor do Programa de Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Foi coordenador do projeto Matemática PIBID/Universidade Cruzeiro do Sul). Orientador – ( Universidade aberta Brasil/ Universidade Federal de São Paulo) e professor adjunto nos cursos de graduação da Universidade Cruzeiro do Sul. Autor de materiais didáticos para a prefeitura de São Paulo e para cursos da modalidade a distância. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas:estilos de aprendizagem, objetos de aprendizagem, fundamentos de matemática, erros e ambientes virtuais de aprendizagem.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Maria Delourdes Maciel

    Doutora em Educação

     

    Maria Delourdes Maciel Graduação em História Natural/Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora Titular I – Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atua como docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. Experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, com os seguintes temas: Currículo, Ensino e Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia; Didática e Metodologia de Ensino; Recursos Didáticos; Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T)/Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Currículo, no Ensino e na Formação de Professores. Foi representante brasileira na Mesa da Assembleia-Geral e no Conselho Fiscal da AIA-CTS (Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência), de 2010-2020; É secretária da AIA-CTS desde 2020, onde representa o Brasil; Coordenadora do NIEPCTS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS); Avaliadora ad hoc das Revistas IENCI (Investigações em Ensino de Ciências), Informática na Educação: teoria & prática; Ciência & Educação; Avaliadora ad hoc SINAES/MEC; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Comitê de Ética em Uso de Animais (CEUA) da Universidade Cruzeiro do Sul; Membro do CONSEPE da Universidade Cruzeiro do Sul desde 2021; Coordenadora do NAPED-CBS da Universidade Cruzeiro do Sul.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Mauro Sérgio Teixeira de Araújo

    Doutor em Física

     

    Bacharel em Física (1988) e Licenciado em Física pela USP (1998), Mestre em Física pela USP (1991) e Doutor em Física pela USP (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul, onde leciona, orienta e realiza pesquisas nos Programas de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática visando ao aperfeiçoamento do Ensino de Física, com ênfase em abordagens temáticas baseadas na Educação CTS e em tópicos de Educação Ambiental e de Educação Financeira Crítica com foco na formação para a cidadania, desenvolvimento de valores e atitudes, ampliação da conscientização social e ambiental, bem como desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo com vistas a tomadas de decisões responsáveis que contribuam para melhorar a qualidade de vida. As pesquisas contemplam a interdisciplinaridade e contextualização, sendo empregadas metodologias e estratégias de Ensino de Física diversificadas destinadas aos níveis Médio, Fundamental e Superior, permitindo a construção de conhecimentos científicos e a compreensão de aspectos da Natureza da Ciência (NdC).

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática

     

    Doutora pela Universidade Cruzeiro do Sul em Ensino de Ciências e Matemática (2022). Mestrado em Ensino de Ciências, área de concentração Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Especialização em ensino de Ciências (2012), pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Gestão Escolar, pela Faculdade Metropolitana de Caieiras (2012). Pesquisadora no Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atuou no magistério público estadual de São Paulo – Ensino Fundamental e Médio – nos componentes de Ciências e Matemática. Trabalhou como Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP), na Diretoria de Ensino de Votorantim. Atuou na Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Zoonoses, em inspeções sanitárias, campanhas educacionais, campanhas de profilaxia e reuniões científicas. Atualmente, é formadora na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE). Professora pesquisadora do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Cruzeiro do Sul. Interesse de pesquisa em Educação Ambiental no Ensino Básico, práticas pedagógicas em tecnologias e o estudo de estratégias de ensino no campo da Educação Matemática. Estuda a inter-relação entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Vera Maria Jarcovis Fernandes

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática

     

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2007) possui graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, Dificuldades de Aprendizagem e Estágios Supervisionados na área das licenciaturas. Atualmente dedica-se a docência no curso de Licenciatura em Pedagogia Presencial (UNICID e CRUZEIRO) e na modalidade EaD como orientadora presencial de estágios nos polos sedes e exerce a função de Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade Cruzeiro do Sul. Participação em grupos de pesquisas: PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA: REVELAÇÕES E POSSIBILIDADES DE AVANÇOS NOS SABERES DE ALUNOS DE 4ª SÉRIE/5º ANO E INDICATIVOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES / CONHECIMENTOS DIDÁTICOS E CURRICULARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

    Currículo Lattes E-mail