GERAL: Visa a formação e qualificação de docentes e de pesquisadores para a produção e divulgação de conhecimento. A estratégia adotada é o estímulo ao desenvolvimento de atividades didáticas de ensino e docência, pesquisa, produção de ciência e conhecimento em favorecimento à comunidade.
ESPECÍFICOS:
Mestrado: Formar docentes multiplicadores de informações com visão crítica da sociedade, que conduzirão a pesquisa acadêmica nos campos clínico, laboratorial e social, além de estimular o desenvolvimento de atividades que possibilitem a integração com o curso de Graduação, visando a melhoria qualitativa do ensino.
Doutorado: Formar pesquisadores com visão crítica e inovadora voltada para o conhecimento nos campos clínico, laboratorial e social; desenvolvendo pesquisas com aplicabilidade na construção do conhecimento, na divulgação à comunidade científica e no desenvolvimento sustentável da sociedade e do meio ambiente.
Setor de Apoio Acadêmico
Fone:
(11) 3385-3015E-MAIL:
pos.odontologia@cruzeirodosul.edu.brProfa. Dra. Maria Teresa Botti Rodrigues dos Santos
Profa. Dra. Tatiane Fernandes Novaes
Profa. Dra. Maria Teresa Botti Rodrigues dos Santos
Coordenação Adjunta
Profa. Dra. Tatiane Fernandes Novaes
O PPG-O tem como missão a formação de recursos humanos de qualidade, capacitados para o exercício da docência e pesquisa, oferecendo uma formação científica ampla, conduzindo-os a produzir conhecimento com ênfase na Odontologia Baseada em Evidências. Nesse sentido, contempla as seguintes habilidades para formação de seus discentes:
O PPG-O tem como missão a formação de recursos humanos de qualidade, capacitados para o exercício da docência e pesquisa, oferecendo uma formação científica ampla, conduzindo-os a produzir conhecimento com ênfase na Odontologia Baseada em Evidências. Nesse sentido, contempla as seguintes habilidades para formação de seus discentes:
Saúde
Engloba o desenvolvimento de pesquisas clínicas e laboratoriais envolvendo a avaliação e aprimoramento de técnicas convencionais e novas tecnologias como o uso de imagens para o diagnóstico de diferentes agravos bucais e patologias orofaciais, como o bruxismo e a disfunção temporomandibular. Técnicas inovadoras e parâmetros salivares para o diagnóstico de doenças bucais e sistêmicas, prevenção e tratamento de lesões de cárie, lesões não cariosas, dor orofacial, terapia endodôntica e cirurgia perirradicular, bem como o desenvolvimento de novos materiais são investigados. O desenvolvimento de trabalhos envolvendo métodos convencionais e tecnologias auxiliares para detecção de lesões de cárie também é um dos objetivos da linha.
Saúde
Engloba o desenvolvimento de pesquisas envolvendo a avaliação e aprimoramento de técnicas, procedimentos e materiais utilizados nas áreas de diagnóstico, prevenção e tratamento das alterações orofaciais, doenças bucais e de ordem sistêmica e avaliação de parâmetros salivares em bebês, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. Trabalhos epidemiológicos, estudos que avaliam o alfabetismo em saúde bucal e estratégias educacionais e de controle do medo e ansiedade envolvendo a infância e a adolescência também são desenvolvidos. O desenvolvimento de trabalhos envolvendo métodos convencionais e tecnologias auxiliares para detecção de lesões de cárie também é um dos objetivos da linha.
Capacitar o aluno a desenvolver um julgamento crítico das evidências científicas atuais aplicadas à Endodontia e Odontopediatria. Estimular a relação entre teoria e prática, produzindo conhecimento voltado ao desenvolvimento de material didático e redação de projetos e artigos bem delineados direcionados a essas duas áreas de conhecimento (Endodontia e Odontopediatria).
Zhao Y, Yuan X, Bellido T, Helms JA. A Correlation between Wnt/Beta-catenin Signaling and the Rate of Dentin Secretion. J Endod. 2019;45(11):1357-64.e1.
Introduzir o aluno ao estudo dos conceitos de Bioestatística aplicados em Saúde por meio de um conjunto de métodos para obter, organizar e analisar os dados numéricos. Construir o conhecimento sobre a relevância da bioestatística no planejamento, coleta e interpretação dos dados obtidos em pesquisa na área de saúde. Conhecer a bioestatística como ferramenta chave e segura para a construção dos resultados baseados em evidências. Interpretar os resultados obtidos para a tomada de decisão em estudos quantitativos.
Discutir o contexto da pesquisa epidemiológica, laboratorial e clínica, contribuindo para a prática clínica baseada em evidências e sua aplicabilidade. Embasar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, redação de artigos científicos seguindo as normativas/diretrizes/guidelines para os diferentes tipos de estudos e aprimorar o senso crítico voltado a questões científicas metodológicas. Além disso, capacitar o aluno ao julgamento crítico das melhores evidências disponíveis, que hoje, fundamentalmente, devem considerar as expectativas e valores relatados pelos pacientes e seus cuidadores em estudos que são desenvolvidos considerando os desfechos centrados no paciente.
Fornecer uma atualização sobre as práticas e procedimentos atualmente empregados na vanguarda da Biologia Molecular oral. Capacitar os alunos de Pós-graduação para realização de técnicas de Biologia Molecular com implicações na prática clínica atual. Fornecer uma visão dos conceitos e técnicas atuais de pesquisa que moldarão a prática clínica futura.
Além disso, visa apresentar os conceitos básicos de processamento de imagens do complexo dentomaxilofacial de fontes diversas de aquisição (radiografia digital, tomografia computadorizada helicoidal, tomografia computadorizada de feixe cônico, ressonância magnética) e suas aplicações e elaborar uma metodologia de processamento de imagens. Expor e implementar as principais técnicas de realce e de segmentação de imagens digitais além de softwares-livres para essa atividade. Demonstrar as principais técnicas e algoritmos de imagem e descrição de imagens digitais.
Possibilitar ao aluno a compreensão da didática sob os aspectos do planejamento, execução e verificação da aprendizagem, conduzindo-o à prática do ensino superior e ao aprimoramento da competência pedagógica, por meio de estratégias educacionais participativas e metodologias ativas, visando a desenvolver o senso crítico da docência e a assimilação de conhecimentos e habilidades educativas, baseando-se em evidências científicas.
Introduzir conceitos acerca do processo de ensino-aprendizagem não presencial e capacitar o aluno no papel de facilitador do conhecimento, através da educação à distância, utilizando ferramentas e mídias digitais, bem como recursos educacionais apropriados para o ensino da graduação em aulas não-presenciais. Esta disciplina foi criada como uma alternativa à ausência de atividades laboratoriais/clínicas presenciais na graduação, devido a pandemia de COVID-19, para que os alunos se mantivessem inseridos processo de ensino-aprendizagem em aulas não-presenciais.
Aprimorar o exercício da docência (ensino, pesquisa e extensão), propiciando o intercâmbio entre o ensino de Graduação e o de Pós-graduação. Possibilitar a construção do conhecimento científico por meio da vivência e participação supervisionada dos alunos de pós-graduação nas diversas disciplinas laboratoriais e clínicas do Curso de Graduação em Odontologia, com documentação de casos clínicos construção de material didático, pesquisas clínicas para publicação, orientação clínica/laboratorial e processos de avaliação, supervisão dos alunos de Mestrado, participação ativa nos projetos de Iniciação Científica, desenvolvimento de trabalhos técnicos, avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação e discussões acadêmicas.
Aprimorar o exercício da docência (ensino, pesquisa e extensão) pelo aluno de Doutorado, oferecendo continuidade da experiência conquista no Estágio em Docência Continuada I, propiciando o intercâmbio entre o ensino de Graduação e o de Pós-graduação. Possibilitar a construção do conhecimento científico por meio da vivência e participação supervisionada dos alunos de pós-graduação nas diversas disciplinas laboratoriais e clínicas do Curso de Graduação em Odontologia, com documentação de casos clínicos construção de material didático, pesquisas clínicas para publicação, orientação clínica/laboratorial e processos de avaliação, supervisão dos alunos de Mestrado, participação ativa nos projetos de Iniciação Científica, desenvolvimento de trabalhos técnicos, avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação e discussões acadêmicas.
Introduzir o aluno de Mestrado às atividades de ensino na educação superior, propiciando o intercâmbio entre o ensino de Graduação e o de Pós-graduação. Oferecer estímulos pedagógicos adequados através do estudo teórico-prático aplicado à Odontologia. Propiciar a vivência e participação supervisionada dos alunos de pós-graduação nas diversas disciplinas laboratoriais e clínicas do Curso de Graduação em Odontologia. Desenvolver habilidades e explorar concepções do processo ensino-aprendizagem, abrangendo o preparo do plano de ensino, planejamento das aulas, preparo do material didático, orientação clínica/laboratorial e processos de avaliação.
Oferecer ao aluno de Mestrado continuidade da experiência conquista no Estágio em Docência I às atividades de ensino na educação superior, propiciando o intercâmbio entre o ensino de Graduação e o de Pós-graduação. Oferecer estímulos pedagógicos adequados através do estudo teórico-prático aplicado à Odontologia. Propiciar a vivência e participação supervisionada dos alunos de pós-graduação nas diversas disciplinas laboratoriais e clínicas do Curso de Graduação em Odontologia. Desenvolver habilidades e explorar concepções do processo ensino-aprendizagem, abrangendo o preparo do plano de ensino, planejamento das aulas, preparo do material didático, orientação clínica/laboratorial e processos de avaliação.
Estudo de conceitos biológicos atuais relacionados à epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento da cárie dentária. Serão abordados conceitos teóricos e clínicos sobre abordagens não invasivas, microinvasivas e invasivas para o manejo da cárie dentária, baseados na Odontologia de Mínima Intervenção. Também serão abordadas técnicas de laboratório que mimetizam os processos de desmineralização/remineralização que ocorrem na cavidade bucal.
Introdução aos assuntos referentes ao processo de redação científica, partindo da compreensão dos métodos da pesquisa científica até o processo de composição e redação de textos científicos, com divulgação em revistas científicas.
Fundamentação teórico-científica sobre o conceito de Ciência, Método Científico e Bioética, com ênfase no processo de elaboração de projetos de pesquisa e redação de Dissertações. Desenvolver o pensamento científico crítico do aluno na interpretação de trabalhos de pesquisa e artigos científicos. Fornecer ao aluno conhecimentos sobre as normas e cuidados de conduta ética em pesquisa na área da saúde, em seres humanos e em animais.
Apresentar ao aluno as possibilidades da pesquisa clínica que envolvem Pacientes com Necessidades Especiais (PNE), também denominados de Pessoa com Deficiência (PcD), bem como a interface do tema com outras áreas de estudo. Além disso, familiarizar o aluno com as metodologias mais comumente utilizadas em pesquisas com esse perfil de paciente e estimular a visão crítica sobre a leitura científica desta área. Ao final da disciplina, o aluno deverá ter elaborado material informativo para leigos, em formato digital e em papel, baseado nas informações pesquisadas sobre saúde bucal advindas de pesquisas clínicas.
Introduzir ao aluno conceitos acerca de alguns agravos de saúde bucal, especificamente defeitos de desenvolvimento do esmalte (DDE), bruxismo e lesão cervical não cariosa (LCNC). Uma abordagem dos conceitos teóricos e clínicos será apresentada, para que o diagnóstico e os métodos de controle/prevenção e tratamento destes agravos sejam realizados corretamente, diferenciando-os de outras patologias.
Aprimorar o exercício da escrita científica, através da produção e publicação de textos, nos seus diferentes formatos, voltados às pesquisas laboratoriais e clínicas da área Odontológica. Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua comunicação textual, seguindo as normativas propostas nos diferentes tipos de divulgação científica.
Capacitar o aluno a realizar busca em periódicos como forma de conhecimento atualizado, e desenvolver julgamento crítico das evidências científicas atuais aplicadas à Odontologia. Estimular a leitura e promover a conscientização da necessidade de produção de artigos científicos que contribuam para o enriquecimento intelectual e profissional da classe odontológica. Além disso, desenvolver o vocabulário científico, compreensão e pronúncia na língua inglesa. Possibilitar ao aluno um maior domínio da língua inglesa, facilitando a sua participação ativa em conferências interacionais e a compreensão de artigos científicos em inglês.
Maria Teresa Botti Rodrigues dos Santos
Odontologia na infância, adolescência e na pessoa com deficiência
Cristiane de Almeida Baldini Cardoso
Odontologia Clínica e laboratorial: Prevenção, diagnóstico e tratamento
André Luiz Ferreira Costa
Odontologia Clínica e laboratorial: Prevenção, diagnóstico e tratamento
Confira o Regulamento dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia
Coordenação
Profa. Dra. Maria Teresa Botti Rodrigues dos Santos
Bloco B, 10º Andar.
de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
(11) 3385-3015
E-mail: stricto.sensu@cruzeirodosul.edu.br
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