Prof. Dr. Alex Paubel Junger
Doutor em Energia
Pós – Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC), Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC e Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social e Letras – Português/Inglês, com Especialização em Língua Portuguesa. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, orientando trabalhos de mestrado e na área de Ensino. Atuando, concomitantemente, como professor vinculado a Graduação/Pós-Graduação da Faculdade Tecnológica Termomecânica (MEC 5), na área de Orientação para Inovação, Comunicação, Marketing e Ensino, com ênfase em Gestão do Conhecimento Organizacional, bem como Pesquisador Colaborador vinculado a Universidade Federal do ABC. Além de atuar como avaliador institucional do Ministério da Educação.
Profa. Dra. Edna Mataruco Duarte
Doutora em Ensino de Ciências e Matemática
Possui Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, Pós-graduação em Tecnologias em Segurança de Sistemas e Ambientes pela FASP, Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação e Graduação em Licenciatura em Matemática. Atua como professora no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências ofertado pela Universidade Cruzeiro do Sul e, concomitantemente, como professora no Curso Superior Tecnológico em Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais na FATEC São Caetano do Sul. Realiza pesquisas, principalmente com os seguintes temas: ambientes virtuais colaborativos, TICs aplicadas à educação, objetos de aprendizagem, jogos digitais, enfoque histórico-cultural, Educação à distância, Ensino e Aprendizagem Mediados por Computador, Formulação de Problemas, Resolução de Problemas, Universidade Corporativa, Educação Profissional Tecnológica e Inteligência Artificial.
Profa. Dra. Carmem Lúcia Costa Amaral
Doutora em Química Orgânica
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984) , mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1993) , pos-doutorado pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1998).
Atualmente é Professor titular III da Universidade Cruzeiro do Sul e Avaliador do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Química Orgânica.
Profa. Dra. Edda Curi
Doutora em Educação Matemática
Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) Graduada em Matemática (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Professora titular e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências(Mestrado e Doutorado) da Universidade Cruzeiro do Sul.
Tem experiência na área de ensino de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando e pesquisando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, educação matemática, currículo de matemática e avaliação. Uma das autoras dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem elaborados para alunos e professores dos anos iniciais e de Matemática da rede municipal de São Paulo (1o ao 5o ano), e dos Livros do EMAI para alunos e professores da rede estadual de São Paulo (1o ao 5o ano). Pesquisadora coordenadora de Projeto de Pesquisa no âmbito do EDITAL 2010 do Projeto Observatório da Educação financiado pela CAPES.
Pesquisadora coordenadora de Projeto de Pesquisa na linha Ensino Público financiado pela FAPESP em conjunto com a PUC/SP.
Coordenou em 2011 Projeto de Formação continuada de professores de Matemática da rede municipal de São Paulo.
Assessoria, a partir de 2012, na escola de formação de professores da rede estadual paulista – EFAP para elaboração de materiais de formação de professores dos anos iniciais do EF em cursos à distância.
Produção de material EAD para cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática.
Membro de comissões e comitês editoriais de periódicos.
Profa. Dra. Grace Zaggia Utimura
Doutora em Ensino de Ciências e Matemática
Doutorado Sanduíche em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul/Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e pós-doutoramento em Ensino de Ciências na Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em Docência do Ensino Superior, especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania, licenciada em Matemática e Pedagogia, professora titular de Matemática pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo a função de formadora de professores que ensinam Matemática. Professora Assistente I na Universidade Cruzeiro do Sul no Programa de Mestrado em Ensino de Ciências. Contribui na elaboração de materiais didáticos, é Integrante do Grupo de Pesquisa CCPPM (Conhecimento, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática), do Grupo de Trabalho GT1- Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). Coordena o Grupo de Estudo de Matemática do Ensino Fundamental (GEMEF), composto por professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam no Ensino Fundamental. Desenvolve pesquisas e escritas de artigos científicos sobre Formação de Professores, Conhecimento Profissional Docente, Ensino e Aprendizagem de Matemática.
Prof. Dr. Juliano Schimiguel
Doutor em Ciência da Computação
Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), é Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2002) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2006).
Atualmente é professor adjunto I da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, do Centro Universitário Anchieta – UNIANCHIETA e do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa – FIPEP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, design e avaliação de interfaces, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, análise de sistemas, UML, UP, ensino-aprendizagem, conteúdos digitais interativos.
Profa. Dra. Maria Delourdes Maciel
Doutora em Educação
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).
Professora Titular III – Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul. Experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, com os seguintes temas: currículo, ensino e formação de professores; ensino de ciências e biologia; didática e metodologia de ensino; prática de ensino e estágio supervisionado; livro didático; jogos pedagógicos; inclusão de temas CTS no currículo, ensino e formação de professores. Avaliadora do MEC.
Prof. Dr. Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos Doutor em Ensino de Ciências e Matemática
Professor Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul. Formação acadêmica: Graduação em Matemática, Especialização em Informática em Educação, Especialização em Designer instrucional para educação a distância, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestrado em ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em ensino de Ciências e Matemática. Tem interesse na área de Tecnologia de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação investigando o ensino de Ciências e Matemática e suas tecnologias na educação básica e no ensino superior, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e na formação inicial e continuada de professores. Busca ainda investigar os estilos de aprendizagem que podem ser mediados pelo uso dos recursos digitais voltados ao processo de ensino e aprendizagem de componentes curriculares tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.
Prof. Dr. Marcos Rincon Voelzke
Doutor em Ciências Naturais – Especialização em Astrofísica
Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-1985), Mestrado em Astronomia pelo Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP-1989) e Doutorado em Ciências Naturais – Especialização em Astrofísica – pelo Astronomisches Institut der Ruhr-Universität Bochum, Alemanha (AI-RUB-1994). Realizou cinco pós-doutorados: no Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP-1995), no Departamento de Matemática da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Guaratinguetá-1998), no Institut für Aeronomie und Extraterrestrische Forschung der Universität Bonn, Alemanha (IAEF-UB-1999), no Astronomisches Institut der Ruhr-Universität Bochum, Alemanha (AI-RUB-2007) e no Institut für Geophysik und extraterrestrische Physik der Technische Universität Braunschweig, Alemanha (IGeP-TUB-2017) Atualmente é professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Sistema Planetário, atuando principalmente nos seguintes temas: Astronomia, Ensino de Astronomia, Educação, Cometas, Cometa 1P/Halley e Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
Prof. Dr. Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
Doutor em Física
Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1988), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul, lecionando na Graduação, na Especialização e em cursos de Mestrado.
Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase na utilização de metodologias de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física no ensino Médio e Fundamental, experimentação, introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, laboratório didático e abordagens baseadas em elementos do enfoque CTS.
Profa. Dra. Norma Suely Gomes Allevato
Doutora em Educação Matemática
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1985), Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005).
Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente e pesquisadora da Universidade Cruzeiro do Sul.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, resolução de problemas, computadores, matemática e ensino-aprendizagem.
Profa. Dra. Priscila Bernardo Martins
Doutora em Ensino de Ciências e Matemátia
Pós-Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Doutora no ensino de Ciências e Matemática. Mestra no ensino de Ciências. Graduada em Pedagogia, Matemática e Gestão de Recursos Humanos. Especialista em Educação a Distância: Elaboração de Materiais, Tutoria e Ambientes Virtuais e Pedagogia Empresarial pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professora do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências, professora da Graduação dos cursos de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis e Membro da Equipe Multidisciplinar da reitoria presencial e Ead do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul. Coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho GT1 referente a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Avaliadora ad hoc INEP/MEC (Instrumento de Avaliação Externa – Ato Autorizativo Cursos de Graduação).Atua na Gestão Pedagógica da Plataforma Virtual de Aprendizagem do Programa de Redes Municipais da Parceiros da Educação (formação de professores, coordenadores e diretores nos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa). Autora do Material Curricular do 8º ano de Matemática e do Material Curricular do Professor 4º, 8º e 9º de Matemática da Secretaria Municipal de São Paulo. Atua como Formadora de Matemática de professores e coordenadores. Integrante do Grupo de Pesquisa “Conhecimentos, Crenças e Práticas de Professores de Matemática (CCPPM). Participou de Projetos de Pesquisa financiados pela FAPESP e UNESCO. Atuou como professora na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
Profa. Dra. Rita de Cássia Frenedozo
Doutora em Geociências e Meio Ambiente
Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Atualmente é professor titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP) e ministra disciplinas da área da Ecologia.
Orienta nos mestrados acadêmicos em Ensino de Ciências e Mestrado em Química Ambiental e orienta trabalhos no mestrado profissionalizante de Ensino de Ciências e Matemática.
Tem experiência profissional em Recuperação de Áreas Alteradas e Avaliação de Impactos Ambientais.
Na pesquisa, atua na área de Ecologia Aplicada e Manejo de Ecossistemas, com interesses principais: ecologia de fragmentos urbanos, áreas degradadas por minerações, fenologia de plantas e educação ambiental.
Profa. Dra. Suzete de Souza Borelli
Doutora Ensino de Ciências e Matemática
Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (1998), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011) e doutorado em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019). Atuou como professora de matemática na Rede Municipal e Estadual de São Paulo. Foi Diretora de divisão do Ensino Fundamental e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Coordenou o Projeto de Recuperação e Aprofundamento da Rede Estadual de São Paulo entre 2021 -2022. Atua como formadora de professores e gestores pela Parceiros da Educação no Programa Minha Escola é Nota 10 da Rede Estadual de São Paulo (2023). Assessorou a elaboração do Currículo da Cidade na área de Matemática do Ensino Fundamental (2017) e do Currículo da Cidade da Educação de Jovens e Adultos – Matemática (2018) na Rede Municipal de São Paulo. Elaborou e assessorou a elaboração de materiais curriculares da Rede Municipal de São Paulo (2018). Assessora de matemática da Escola de Ensino Fundamental Tarsila do Amaral. Atua na formação de professores com os seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, currículo, educação de jovens e adultos.
Prof. Dr. Wagner Barbosa de Lima Palanch
Doutor em Educação Matemática
Doutor e Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Licenciado em Física (Mackenzie). Líder do Grupo de Pesquisa em “Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores”, no qual tem desenvolvido investigações sobre currículos de Matemática e formação de professores que ensinam Matemática.
Atualmente é professor Assistente I no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e Diretor do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de São Paulo.
Tem experiência nas áreas Física e Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Principais interesses de pesquisa: Currículos de Matemática, Processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática.
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.