O objetivo do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde é formar profissionais com destacada independência e capacidade de atuação no ensino superior, elaboração, desenvolvimento e publicação de resultados de pesquisa que contribuam com o avanço do conhecimento na área e que possibilitem a nucleação de novos centros de excelência no ensino e pesquisa.
EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS DA FUNDAÇÃO DE AMPARO ÀPESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP)
O Programa de Pós-graduação faz parte da REDE DE EQUIPAMENTOSMULTIUSUÁRIOS DA FAPESP. Os equipamentos multiusuários estão disponíveis para serem utilizados por qualquer pesquisador. Para isso, o interessado deve seguir as normas estabelecidas pela Instituição sede em conjunto com a FAPESP.
Leitor de placas Varioskan ® LUX com sistema de análise de imagens EVOS XL
O leitor de placas multimodal Varioskan Lux, com o microscópio EVOS, permite quantificação, baseada em imagem de sistemas biológicos complexos, sem a necessidade de optimização de ensaios separados. O workflow (EVOS + Varioskan) facilita o fluxo de trabalho e ajuda a evitar erros experimentais. O sistema eleva os padrões de confiabilidade e facilidade, com tecnologia que fornece resultados rápidos e confiáveis.
A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul estabeleceu as regras de uso em conformidade com as recomendações da FAPESP.
Clique aqui para acessar o Plano de Gestão e Compartilhamento do Uso do Equipamento Multiusuário e o Formulário para solicitar o uso do equipamento.
Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi
Profa. Dra. Renata Gorjão
Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi
Coordenação Adjunta
Profa. Dra. Renata Gorjão
Reconhecimento: Homologado pelo CNE (Portaria MEC nº 609, de 14.03.2019, DOU de 18.03.2019, seç. 1, p. 143)
Reconhecimento: Homologado pelo CNE (Portaria MEC nº 609, de 14.03.2019, DOU de 18.03.2019, seç. 1, p. 143)
Integração do Processo Saúde-Doença
Avaliação dos mecanismos moleculares e celulares envolvidos em processos fisiológicos e patológicos, particularmente nas vias intracelulares de sinalização, modulação da expressão de genes e de proteínas. Estudo da regulação do metabolismo celular, biologia do estado redox e controle de processos inflamatórios. Abordagem dos aspectos relacionados às doenças metabólicas, inflamatórias, renais e neurológicas, incluindo obesidade, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemias, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, tumores e distúrbios neurológicos.
Integração do Processo Saúde-Doença
Investigação dos efeitos de diferentes protocolos de exercício físico e de treinamento de alto rendimento e/ou intervenções nutricionais na promoção da saúde, prevenção e/ou tratamento de doenças metabólicas e inflamatórias (obesidade, diabetes mellitus, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, entre outras) ou neurológicas (doença de Parkinson, dislexia e paralisia cerebral) em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Integração do Processo Saúde-Doença
Investigação da participação de processos inflamatórios no desenvolvimento de doenças metabólicas e inflamatórias, como obesidade, diabetes mellitus, dislipidemias, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, câncer, artrite reumatóide, sepse, distúrbios na cicatrização e distrofia muscular. Estudo da função e caracterização de leucócitos (neutrófilos, linfócitos e macrófagos), produção de citocinas, fagocitose, produção de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, morte celular por apoptose e necrose, expressão de mRNAs de proteínas específicas envolvidas na inflamação, infiltração de leucócitos no tecido adiposo, tecido muscular e fígado.
Integração do Processo Saúde-Doença
Análise biomecânica do movimento humano em pacientes com dislexia, paralisia cerebral, neuropatia diabética periférica e distúrbios motores em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Descrição sintética da integralização de créditos:
Mestrado
O Curso de Mestrado exigirá a realização de, no mínimo, 36 créditos acadêmicos, que serão computados da seguinte maneira:
Cada unidade de crédito equivale a 15 horas de aula ou atividade acadêmica, incluindo estudo individual e atividades laboratoriais do pós-graduando. Com relação às disciplinas, os créditos serão computados somente se o pós-graduando for aprovado (conceito A, B ou C) e tiver frequência mínima a 80% nas aulas presenciais.
Também haverá a possibilidade de realização de disciplinas em outros Programas de Pós-graduação reconhecidos pela CAPES, desde que amparada pelo Regimento do Programa e aprovada pelo Conselho do Curso.
Os pós-graduandos do Programa serão instruídos a qualificar e defender suas dissertações dentro do prazo de 24 meses, conforme recomendado pela CAPES, através do acompanhamento do desenvolvimento do projeto e cumprimento dos créditos pelo orientador e pelo Conselho do Curso.
Doutorado
O Curso de Doutorado exigirá a realização de, no mínimo, 58 créditos acadêmicos, que serão computados da seguinte maneira:
Obs.: total de 8 créditos;
Cada unidade de crédito equivale a 15 horas de aula ou atividade acadêmica, incluindo estudo individual e atividades laboratoriais do pós-graduando. Com relação às disciplinas, os créditos serão computados somente se o pós-graduando for aprovado (conceito A, B ou C) e tiver frequência mínima a 80% nas aulas presenciais. Também haverá a possibilidade de realização de disciplinas em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES, desde que amparada pelo Regimento do Programa e aprovada pelo Conselho do Curso.
Os pós-graduandos do programa serão instruídos a qualificar e defender suas teses dentro do prazo de 48 meses, conforme recomendado pela CAPES, através do acompanhamento do desenvolvimento do projeto e cumprimento dos créditos pelo orientador e pelo Conselho do Curso.
Apresentação e discussão dos mecanismos moleculares e celulares envolvidos no processo de inflamação, com ênfase na participação de diferentes células e tecidos, integração intercelular e entre órgãos, assim como nos mediadores anti- e pró-inflamatórios, espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, adipocinas, miocinas e fatores endócrinos, humorais e neurais.
Análise da função do processo inflamatório na regulação da homeostase e sua participação no desenvolvimento de doenças.
Apresentação das metodologias atuais na análise da inflamação, incluindo citometria de fluxo, ELISA, imuno-histoquímica, entre outras.
CARDOZO WS, SOBRADO CW. Doença inflamatória intestinal. Barueri/Sp: Manole, 422 p, 2012.
CHAMAS PPC. Estudo da quimiotaxia, fagocitose e atividade microbicidade de neutrofilos de c. Sao Paulo: Usp, 68 p, 1995.
JAMRA M, LORENZI TF. Leucócitos, leucemias, linfomas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 395 p, 1983.
PADOVESE R. Modulacao da funcao de neutrofilos por acidos graxos trans. Sao Paulo: Usp, 127 p, 2001.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Apresentação e discussão das propriedades gerais das espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (conhecidas geralmente como radicais livres) e das substâncias antioxidantes endógenas e exógenas (micronutrientes e vitaminas), atrelando o conceito de equilíbrio oxidativo com eventos biológicos importantes relacionados à área da saúde.
Augusto O. (Ed.)Radicais Livres: Bons, Maus e Naturais, Oficina de Textos, São Paulo, 2009.
Halliwell B. & Gutteridge J.M.C. (Eds.), Free Radicals in Biology and Medicine, 4th. Edition, Oxford Press, 2007. Lehninger, A.; Nelson, D. L. & Cox, M. M.(eds.), Princípios de Bioquímica, 4a. edição, Sarvier, São Paulo, 2005.
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SIGNORINI JL. Atividade física e radicais livres: aspectos biológicos, químicos, fisiopatológicos e preventivos. São Paulo: Edusp, Icone, 192 p, 1995.
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Ghodbane S, Lahbib A, Sakly M, Abdelmelek H. Bioeffects of static magnetic fields: oxidative stress, genotoxic effects, and cancer studies. Biomed Res Int. 2013;2013:602987, 2013.
Gutowski M, Kowalczyk S. A study of free radical chemistry: their role and pathophysiological significance. Acta Biochim Pol. 2013;60(1):1-16, 2013.
Hawkins CL, Davies MJ. Detection and characterisation of radicals in biological materials using EPR methodology. Biochim Biophys Acta. 2014 Feb;1840(2):708-21, 2014.
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Pinchuk I, Shoval H, Dotan Y, Lichtenberg D. Evaluation of antioxidants: scope, limitations and relevance of assays. Chem Phys Lipids. 2012 Sep;165(6):638-47, 2012.
*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Apresentação e discussão da estrutura e função do sistema muscular e suas características mecânicas, ativação do sistema muscular, definição e função das unidades motoras, causas e consequências da ativação somatosensorial periférica, excitação e inibição neural da medula espinal, reflexos motores, controle voluntário dos movimentos e adaptações agudas e crônicas do sistema neuromuscular aos diferentes tipos de intervenção.
ENOKA, RM. Bases neuromecânicas da cinesiologia, 2ª Ed. São Paulo: Manole, 2003.
LATASH, M.L. Neurophysiological basis of movement, 2nd Ed., Champaign, IL: Human Kinetics, 2008.
ZATSIORSKY, V.M. Biomecânica no esporte: performance do desempenho e prevenção de lesão. Guanabara-Koogan, 2004
WINTER, D.A. Biomechanics and motor control of human movement. 3rd Ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2004.
KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. Princípios da Neurociência. 4ª Ed. São Paulo: Manole, 2002.
*Artigos Científicos:
Bleyenheuft Y, Gordon AM. Precision grip control, sensory impairments and their interactions in children with hemiplegic cerebral palsy: a systematic review. Res Dev Disabil. 2013 Sep;34(9):3014-28, 2013.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Discussão e prática das principais ferramentas utilizadas para análise da avaliação nutricional e da composição corporal em seres humanos. Serão abordados conceitos básicos, definições e técnicas antropométricas.
Discussão dos métodos tradicionalmente utilizados para as medidas antropométricas, assim como os recursos tecnológicos mais atualizados. Avanços na área e uso de métodos e equipamentos mais tecnológicos e precisos utilizados para a determinação da composição corporal em populações especificas como: crianças, adolescentes, adultos, idosos e atletas. Será enfatizada a relação entre composição corporal e os parâmetros relacionados à saúde – perfil bioquímico, risco cardiovascular, estado inflamatório e redox, aptidão física e desempenho.
Discussão sobre tendências alimentares e nutricionais de diferentes populações na sociedade atual e suas implicações na promoção da saúde e no desenvolvimento de doenças.
Serão abordadas ferramentas para avaliação nutricional como: história clínica, história nutricional e avaliação do consumo alimentar. Serão incentivadas as discussões sobre a relação entre aspectos nutricionais e sua influência na composição corporal dos indivíduos.
Avaliação do uso de controle alimentar para a promoção da saúde, prevenção e terapia de doenças.
Heyward, V. H. & Stolarczyk, L. M. Avaliação da composição corporal aplicada. São Paulo: editora Manole, 2000.
Queiroga, M. R. Testes e medidas para avaliação da aptidão física: relacionada a saúde em adultos. São Paulo: Guanabara, 2005.
Silva, Maria Raquel Gonçalves e. Avaliação Nutricional e Composição Corporal. : editora Universidade Fernando Pessoa, 2015.
Pitanga, F. J. G. Testes, medidas e avaliação: em Educação Física e esportes. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2012.
Cuppari, L. Nutrição clínica no adulto, 4ª ed, Editora Manole, 2019.
Waitzberg, LD. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica, 5 ed. Editora Atheneu, 2017.
Marreiro DN e Cozzolino SMF. Obesidade e nutrição Dilina do Nascimento, Silvia Maria, 1. ed. Manole, 2023.
Antonio Herbert Lancha Junior, Sueli Longo. Nutrição : do exercício físico ao esporte / organização. 1. ed. Manole, 2019.
MINISTÉRIO DA SAÚDE 2014. Guia de alimentação Brasileira, 2 edição, Brasilia DF, 2014.
*Artigos
Kuriyan, R. Body composition techniques. Indian J Med Res. 2018 Nov;148(5):648-658. doi: 10.4103/ijmr.IJMR_1777_18. doi: 10.4103/ijmr.IJMR_1777_18.
Gallagher D, Andres A, Fields DA, Evans WJ, Kuczmarski R, Lowe WL Jr, Lumeng JC, Oken E, Shepherd JA, Sun S, Heymsfield SB. Body Composition Measurements from Birth through 5 Years: Challenges, Gaps, and Existing & Emerging Technologies-A National Institutes of Health workshop. Obes Rev. Review. 2020 Aug;21(8):e13033. doi: 10.1111/obr.13033.
Fosbøl MØ, Zerahn B. Contemporary methods of body composition measurement. Clin Physiol Funct Imaging. Review. 2015 Mar;35(2):81-97. doi: 10.1111/cpf.12152.
Vilalta A, Gutiérrez JA, Chaves S, Hernández M, Urbina S, Hompesch M. Adipose tissue measurement in clinical research for obesity, type 2 diabetes and NAFLD/NASH. Endocrinol Diabetes Metab. Review. 2022 May;5(3):e00335. doi: 10.1002/edm2.335.
Day K, Kwok A, Evans A, Mata F, Verdejo-Garcia A, Hart K, Ward LC, Truby H. Comparison of a Bioelectrical Impedance Device against the Reference Method Dual Energy X-Ray Absorptiometry and Anthropometry for the Evaluation of Body Composition in Adults. Nutrients. 2018 Oct 10;10(10):1469. doi: 10.3390/nu10101469.
Jensen B, Braun W, Geisler C, Both M, Klückmann K, Müller MJ, Bosy-Westphal A. Limitations of Fat-Free Mass for the Assessment of Muscle Mass in Obesity. Obes Facts. 2019;12(3):307-315. doi: 10.1159/000499607. Epub 2019 May 27.
Louzada, M. L. da C. ., Cruz, G. L. da, Silva, K. A. A. N., Grassi, A. G. F., Andrade, G. C. ., Rauber, F. ., Levy, R. B., & Monteiro, C. A. (2023). Consumption of ultra-processed foods in Brazil: distribution and temporal evolution 2008–2018. Revista De Saúde Pública, 57(1), 12. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2023057004744.
Louzada, M.L.D.C., Costa, C.D.S., Souza, T.N., Cruz, G.L.D., Levy, R.B., Monteiro, C.A., 2021. Impacto do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde de crianças, adolescentes e adultos: revisão de escopo. Cadernos de Saúde Pública 37.. https://doi.org/10.1590/0102-311×00323020.
Costa, C. D. S., et al. (2021). “Nova score for the consumption of ultra-processed foods: description and performance evaluation in Brazil.” Rev Saude Publica 55: 13.
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Sims, S. T., Kerksick, C. M., Smith-Ryan, A. E., Janse de Jonge, X. A. K., Hirsch, K. R., Arent, S. M., Hewlings, S. J., Kleiner, S. M., Bustillo, E., Tartar, J. L., Starratt, V. G., Kreider, R. B., Greenwalt, C., Rentería, L. I., Ormsbee, M. J., VanDusseldorp, T. A., Campbell, B. I., Kalman, D. S., & Antonio, J. (2023). International society of sports nutrition position stand: nutritional concerns of the female athlete. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 20(1), 2204066. https://doi.org/10.1080/15502783.2023.2204066
Kerksick, C. M., Wilborn, C. D., Roberts, M. D., Smith-Ryan, A., Kleiner, S. M., Jäger, R., Collins, R., Cooke, M., Davis, J. N., Galvan, E., Greenwood, M., Lowery, L. M., Wildman, R., Antonio, J., & Kreider, R. B. (2018). ISSN exercise & sports nutrition review update: research & recommendations. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 15(1), 38. https://doi.org/10.1186/s12970-018-0242-y
Jäger, R., Kerksick, C. M., Campbell, B. I., Cribb, P. J., Wells, S. D., Skwiat, T. M., Purpura, M., Ziegenfuss, T. N., Ferrando, A. A., Arent, S. M., Smith-Ryan, A. E., Stout, J. R., Arciero, P. J., Ormsbee, M. J., Taylor, L. W., Wilborn, C. D., Kalman, D. S., Kreider, R. B., Willoughby, D. S., Hoffman, J. R., … Antonio, J. (2017). International Society of Sports Nutrition Position Stand: protein and exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 14, 20. https://doi.org/10.1186/s12970-017-0177-8
Aragon, A. A., Schoenfeld, B. J., Wildman, R., Kleiner, S., VanDusseldorp, T., Taylor, L., Earnest, C. P., Arciero, P. J., Wilborn, C., Kalman, D. S., Stout, J. R., Willoughby, D. S., Campbell, B., Arent, S. M., Bannock, L., Smith-Ryan, A. E., & Antonio, J. (2017). International society of sports nutrition position stand: diets and body composition. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 14, 16. https://doi.org/10.1186/s12970-017-0174-y
Thomas, D. T., Erdman, K. A., & Burke, L. M. (2016). Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, 116(3), 501–528. https://doi.org/10.1016/j.jand.2015.12.006.
Discussão atualizada sobre aspectos gerais relacionados à filosofia da ciência, análise e discussão das tendências contemporâneas das pesquisas no estudo do processo saúde-doença, incluindo estudos recentes e avanços científicos significativos na área.
Abordagem interdisciplinar de questões complexas da sociedade moderna, especialmente aquelas relacionadas à obesidade e doenças relacionadas, envelhecimento, inflamação, estresse oxidativo e disfunções neuromotoras.
ALVES PC. Saúde e doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Fiocruz, 174 p, 1998.
ARAUJO AR. O impacto do processo saúde e doença na qualidade de vida em crianças de 8 a 10. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul, 85 p, 2007.
BURTON BT. Nutrição humana: manual de nutrição na saúde e na doença. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil/Pearson Makron Books, 606 p, 1979.
COHEN BJ. O corpo humano na saúde e na doença. 9. ed. São Paulo: Manole, 517 p, 2002.
COZZOLINO SMF, COMINETTI C. BASES bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. Barueri, SP: Manole, 1257 p, 2013.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas.
Estudo da estrutura de ácidos nucléicos, processos de replicação, transcrição e tradução, definição do código genético, regulação da expressão de genes e técnicas usadas em biologia molecular, incluindo extração de ácidos nucleicos, eletroforese, reação em cadeia da polimerase (PCR), sequenciamento, clonagem e genômica.
Avaliação dos efeitos do exercício físico e nutrientes na fisiologia celular que envolve as moléculas de DNA, RNA e proteínas.
Abordagem dos processos celulares de transcrição e tradução e as principais implicações em processos biológicos.
Discussão de avanços recentes com clonagem, PCR (Polymerase Chain Reaction) e sequenciame nto gênico aplicados à saúde.
ALBERTS B, BRAY D, LEWIS J, RATT M, ROBERTO K, WATSON J. Molecular Biology of the cell. 4ª Edição, Garland Science Publishing, 2002.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Apresentação e discussão dos equipamentos disponíveis e utilizados para os procedimentos de registro, análise e quantificação do movimento, com ênfase em diferentes formas de locomoção, em diferentes populações, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos, na saúde e na doença.
Análise de resultados referentes a esses equipamentos e principais avanços científicos e tecnológicos na área.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Estudo das vias metabólicas envolvidos na utilização, mobilização e armazenagem de diferentes metabólitos (glicose, ácidos graxos, aminoácidos e corpos cetônicos) em vários tecidos e células do organismo.
Avaliação da integração metabólica e sua regulação por fatores humorais, neurais e hormonais, assim como, pelo exercício físico e suplementação alimentar em condições normais e patológicas.
Análise dos métodos de investigação do metabolismo em modelos celulares, animais e humanos.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Apresentação e discussão de aspectos atuais envolvidos na fisiopatologia das principais doenças que afetam a população mundial no século XXI, incluindo obesidade, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemias, doenças cardiovasculares, câncer, doenças neurodegenerativas e neurológicas.
Análise interdisciplinar do processo saúde-doença, buscando a compreensão das causas, dos mecanismos envolvidos e das intervenções preventivas e terapêuticas.
AZEVEDO MRA. Hematologia básica: fisiopatologia, estudo laboratorial. 4.ed. São Paulo: Luana, 480 p, 2008.
BEVILACQUA F, SUASSUNA JHR. Fisiopatologia clínica. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 648 p, 2000.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Apresentação e discussão dos aspectos relacionados ao comportamento motor com ênfase nos processos teóricos e metodológicos envolvidos na aquisição, controle e aprendizagem do movimento, na saúde e na doença, em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Análise crítica dos estudos recentes referentes ao comportamento motor e promoção da saúde.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
A disciplina apresenta e discute os procedimentos de programação em linguagem LabviewTM e explora a utilização dessa ferramenta para aquisição e processamento de sinais biológicos.
Os objetivos da disciplina são mostrar ao pós-graduando os procedimentos de programação em linguagem gráfica LabviewTM e dar oportunidade para que os mesmos consigam construir rotinas destinadas à aquisição e processamento de sinais biológicos.
BISHOP, R.H. LabVIEW 2009 Student Edition. Pearson, 2010.
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TRAVIS, J, KRING, J. LabVIEW for Everyone: Graphical Programming Made Easy and Fun, 3rd Edition, Prentice Hall, 2006.
LabVIEW Signal Processing Course Manual. In: http://www.meo.etc.upt.ro/materii/cursuri/PG_MASTER/LVSP.pdf
Introduzir o aluno ao estudo dos conceitos de Bioestatística aplicados em Saúde por meio de um conjunto de métodos para obter, organizar e analisar os dados numéricos. Construir o conhecimento sobre a relevância da bioestatística no planejamento, coleta e interpretação dos dados obtidos em pesquisa na área de saúde. Conhecer a bioestatística como ferramenta chave e segura para a construção dos resultados baseados em evidências. Interpretar os resultados obtidos para a tomada de decisão em estudos quantitativos.
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Aperfeiçoamento nas atividades de docência, abrangendo acompanhamento e auxílio aos docentes do programa, nas respectivas áreas de conhecimento, em atividades de graduação, envolvendo elaboração e correção de listas de exercícios, formação de plantão de dúvidas, apoio às aulas teóricas e práticas e outras atividades que sejam correlacionadas ao programa.
Incentivo de atitudes acadêmicas e inovadoras e do pensamento crítico no ensino superior, por meio do instrumental teórico-prático da didática e da integração entre ensino e pesquisa.
BATISTA N. Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro,v. 3, n.3, 2005.
BATISTA N; BATISTA SHSS; ABDALLA Y. (orgs) Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte e
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49(1):23-8, 2010.
HOVENGA EJ, BRICKNELL L. Current and future trends in teaching and learning. Stud Health Technol Inform.
109:131-42, 2004.
JESSEE SA, O’NEILL PN, DOSCH RO. Matching student personality types and learning preferences to teaching
methodologies. J Dent Educ. 70(6):644-51, 2006.
JOHNSTON JM, LEUNG GM, FIELDING R, TIN KY, HO LM. The development and validation of a knowledge, attitude
and behaviour questionnaire to assess undergraduate evidence-based practice teaching and learning. Med Educ.
37(11):992-1000, 2003.
KHARB P, SAMANTA PP, JINDAL M, SINGH V. The learning styles and the preferred teaching-learning strategies of
first year medical students. J Clin Diagn Res. 7(6):1089-92, 2013.
NANDI PL, CHAN JN, CHAN CP, CHAN P, CHAN LP. Undergraduate medical education: comparison of problembased
learning and conventional teaching. Hong Kong Med J. 6(3):301-6, 2000.
NESTEL D, GROOM J, EIKELAND-HUSEBØ S, O’DONNELL JM. Simulation for learning and teaching procedural
skills: the state of the science. Simul Healthc. 6 Suppl:S10-3, 2011.
PREETI B, ASHISH A, SHRIRAM G. Problem Based Learning (PBL) – An Effective Approach to Improve Learning
Outcomes in Medical Teaching. J Clin Diagn Res. 7(12):2896-7, 2013.
*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir
das revistas científicas mais conceituadas na área.
Estudo sistematizado do processo científico, enfocando aspectos éticos, estéticos e normas científicas.
Elaboração de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, na confecção e apresentação de projetos,
dissertações, teses, artigos científicos, letters, short communications e artigos de revisão.
Utilização de base de
dados de bibliotecas e da internet como fontes de pesquisa. Uso e conhecimento das ferramentas disponíveis para avaliação de instituições de ensino e pesquisa, linhas de pesquisas e pesquisadores.
Aplicação de técnicas de
apresentação e oratória.
MICHAEL ALLEY. The Craft of Scientific Writing, 3rd edition, Springer-Verlag, 1996.
MICHAEL ALLEY. The Craft of Scientific Presentations: Critical Steps to Succeed and Critical Errors to Avoid, 2nd
edition, Springer-Verlag, 2003.
SONIA VIEIRA. Como escrever uma tese, 3 ed. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1996.
UMBERTO ECO. Como Se Faz Uma Tese, 21 ed, Ed: Perspectiva, 2007.
*Artigos Científicos
CAMPANA AO. Metodologia da Investigação Científica aplicada à área biomédica. 1. O método científico. J Pneumol;
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CAMPANA AO. Redação de trabalho científico. J Pneumol, 2000; 26(1): 30-35.
Donev D. Principles and ethics in scientific communication in biomedicine. Acta Inform Med. 21(4):228-33, 2013.
Doyle KM, Vale RD. Creating opportunities for science PhDs to pursue careers in high school education. Mol Biol Cell.
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Koedinger KR, Booth JL, Klahr D. Education research. Instructional complexity and the science to constrain it.
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Pellegrino JW. Proficiency in science: assessment challenges and opportunities. Science. 340(6130):320-3, 2013.
von Winterfeldt D. Bridging the gap between science and decision making. Proc Natl Acad Sci U S A. 110 Suppl 3:14055-61, 2013.
*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre.
A proposta da disciplina é introduzir os procedimentos laboratoriais usuais e técnicas analíticas/bioquímicas básicas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas biológica e biomédica. Assim sendo, o curso propiciará aulas práticas e teóricas para consolidar os fundamentos dos estudantes já inseridos na área científica e, concomitantemente, familiarizar os estudantes inexperientes em relação aos métodos experimentais úteis ao
desenvolvimento de seus respectivos projetos de pesquisa.
Dentre as técnicas sugeridas, podemos citar: preparação, armazenamento e descarte de reagentes e soluções (conceitos de Química Geral), esterilização de reagentes e instrumentos (autoclavagem, manuseio do fluxo laminar, etc), centrifugação, microscopia, espectrofotometria e fluorimetria (tópicos de Química Analítica, incluindo dosagens enzimáticas, proteicas, etc), técnicas eletroforéticas (imunoquímica e Biologia Molecular básica) e cromatográficas (cromatografia líquida de alta eficiência, CLAE; e cromatografia de camada delgada). Noções de bioestatística serão igualmente apresentadas para a interpretação dos dados experimentais.
BARKER K. Na Bancada: Manual de iniciação científica em laboratórios de pesquisas biomédicas. ArtMed Editora,
São Paulo, SP, 2002.
LEHNINGER AL, COX MM. Princípios de bioquímica. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1336 p, 2014.
OLIVEIRA C. Práticas de laboratório de bioquímica e biofísica: uma visão integrada. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 199 p, 2011.
MOURA RA, PURCHIO A, WADA CS, ALMEIDA TV. TÉCNICAS de laboratório. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 512 p,
1999.
Moura RA, Wada CS, Purchio A e Verastro de Almeida T. Técnicas de laboratório. 3 ed. São Paulo: Ateneu, 2001.
*Artigos Científicos:
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Chan JS, Teo Z, Sng MK, Tan NS. Probing for protein-protein interactions during cell migration: limitations and
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Elion EA. Detection of protein-protein interactions by coprecipitation. Curr Protoc Protein Sci. 2007 Aug;Chapter
19:Unit 19.4, 2007.
Hamilton JJ, Reed JL. Software platforms to facilitate reconstructing genome-scale metabolic networks. Environ
Microbiol. 2014 Jan;16(1):49-59.
Kayano M, Imoto S, Yamaguchi R, Miyano S. Multi-omics approach for estimating metabolic networks using low-order
partial correlations. J Comput Biol. 2013 Aug;20(8):571-82, 2013.
Pey J, Valgepea K, Rubio A, Beasley JE, Planes FJ. Integrating gene and protein expression data with genome-scale metabolic networks to infer functional pathways. BMC Syst Biol. 2013 Dec 8;7:134, 2013.
Soldi M, Bremang M, Bonaldi T. Biochemical systems approaches for the analysis of histone modification readout.
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Tabe-Bordbar S, Marashi SA. Finding elementary flux modes in metabolic networks based on flux balance analysis
and flux coupling analysis: application to the analysis of Escherichia coli metabolism. Biotechnol Lett. 2013 Dec;35(12):2039-44, 2013.
Wu L, Zhou N, Sun R, Chen XD, Feng SC, Zhang B, Bao JK. Network-based identification of key proteins involved in
apoptosis and cell cycle regulation. Cell Prolif. 2014 Aug;47(4):356-68, 2014.
*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir
das revistas científicas mais conceituadas na área.
Apresentação e discussão da estrutura e função do sistema muscular e suas características mecânicas, ativação do sistema muscular, definição e função das unidades motoras, causas e consequências da ativação somatosensorial periférica, excitação e inibição neural da medula espinal, reflexos motores, controle voluntário dos movimentos e adaptações agudas e crônicas do sistema neuromuscular aos diferentes tipos de intervenção.
ENOKA, RM. Bases neuromecânicas da cinesiologia, 2ª Ed. São Paulo: Manole, 2003
LATASH, M.L. Neurophysiological basis of movement, 2nd Ed., Champaign, IL: Human Kinetics, 2008.
ZATSIORSKY, V.M. Biomecânica no esporte: performance do desempenho e prevenção de lesão. Guanabara-Koogan, 2004
WINTER, D.A. Biomechanics and motor control of human movement. 3rd Ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2004.
KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. Princípios da Neurociência. 4ª Ed. São Paulo: Manole, 2002
*Artigos Científicos: Bleyenheuft Y, Gordon AM. Precision grip control, sensory impairments and their interactions in children with hemiplegic cerebral palsy: a systematic review. Res Dev Disabil. 2013 Sep;34(9):3014-28, 2013.
Christensen RK, Petersen AV, Perrier JF. How do glial cells contribute to motor control? Curr Pharm Des. 2013;19(24):4385-99, 2013.
Martin JH. Systems neurobiology of restorative neurology and future directions for repair of the damaged motor systems. Clin Neurol Neurosurg. 2012
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Discussão da pertinência e implementação da aplicação de procedimentos estatísticos paramétricos e não-paramétricos.
Examinação e discussão dos conceitos e aplicação de estatística descritiva e inferencial univariada e multivariada, regressão linear e testes não-paramétricos nas diversas análises aplicadas às Ciências da Saúde.
ARANGO HG. Bioestatística: teórica e computacional. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 440 p, 2009.
CALLEGARI-JACQUES SM. Bioestatística: Princípios e Aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DOWNING D, CLARK J. Estatística aplicada. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 351 p. (Série Essencial), 2002.
HINKLE ED, WIERSMA W, JURS SG. Applied Statistics for Behavioral Sciences. Princeton NJ: Houghton Mifflin Company, 1994.
MAGALHÃES MN, LIMA ACP de. Noções de probabilidade e estatística. 4a. Edição. São Paulo: EDUSP, 2002.
MARTINS GA, DOMINGUES O. Estatística geral e aplicada. 4. ed. São Paulo: Atlas 662 p., 2011.
PEREIRA JCR. Bioestatística em outras palavras. São Paulo: Edusp, 420 p, 2010.
SIEGEL S. Estatística não paramétrica para as ciências comportamentais. São Paulo: Makron, 1975.
TRIOLA M. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
VIEIRA S. Estatística Experimental, 2ª ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1999.
ZAR J. Bioestatiscal. Analysis 4th .ed Prentice Hall, 1998.
WEYNE GRS. Bioestatística e validade de trabalhos científicos. 2. ed. São Paulo: Scortecci, v 115 p, 2009.
*Artigos Científicos: Applegate KE, Crewson PE. An introduction to biostatistics. Radiology. 225(2):318-22, 2002.
Gaddis ML, Gaddis GM. Introduction to biostatistics: Part 1, Basic concepts. Ann Emerg Med. 19(1):86-9, 1990.
Gaddis GM, Gaddis ML. Introduction to biostatistics: Part 2, Descriptive statistics. Ann Emerg Med. 19(3):309-15, 1990.
Gaddis ML, Gaddis GM. Introduction to biostatistics: Part 6, Correlation and regression. Ann Emerg Med. 19(12):1462-8, 1990.
Gaddis GM, Gaddis ML. Introduction to biostatistics: Part 5, Statistical inference techniques for hypothesis testing with nonparametric data. Ann Emerg Med. 19(9):1054-9, 1990.
Gaddis GM, Gaddis ML. Introduction to biostatistics: Part 4, statistical inference techniques in hypothesis testing. Ann Emerg Med. 19(7):820-5, 1990.
Gaddis GM, Gaddis ML. Introduction to biostatistics: Part 3, Sensitivity, specificity, predictive value, and hypothesis testing. Ann Emerg Med. 1990 May;19(5):591-7.
Lee KJ, Wiest MM, Carlin JB. Statistics for clinicians: An introduction to linear regression. J Paediatr Child Health. 26, 2014.
*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Estudo da estrutura de ácidos nucléicos, processos de replicação, transcrição e tradução, definição do código genético, regulação da expressão de genes e técnicas usadas em biologia molecular, incluindo extração de ácidos nucleicos, eletroforese, reação em cadeia da polimerase (PCR), sequenciamento, clonagem e genômica.
Avaliação dos efeitos do exercício físico e nutrientes na fisiologia celular que envolve as moléculas de DNA, RNA e proteínas.
Abordagem dos processos celulares de transcrição e tradução e as principais implicações em processos biológicos. Discussão de avanços recentes com clonagem, PCR (Polymerase Chain Reaction) e sequenciame nto gênico aplicados à saúde.
ALBERTS B, BRAY D, LEWIS J, RATT M, ROBERTO K, WATSON J. Molecular Biology of the cell. 4ª Edição, Garland Science Publishing, 2002.
GARRETT AND GRISHAN. Molecular aspects of cell biology. Saunders College Publishing, 1997.
SAMBROOK AND RUSSEL. Molecular cloning: a laboratory manual, 3a Ed, 2001, Cold Spring Harbor. TURNER PC, MCLENNAN AG, BATES AD, WHITE MRH. Biologia Molecular, 2a edição. Guanabara Koogan, 2004.
*Artigos Científicos: Hirosumi J, Tuncman G, Chang L, Görgün CZ, Uysal KT, Maeda K, Karin M, Hotamisligil GS. A central role for JNK in obesity and insulin resistance. Nature. 2002 Nov 21;420(6913):333-6, 2002.
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Kontush A. HDL-mediated mechanisms of protection in cardiovascular disease. Cardiovasc Res. 2014 Aug 1;103(3):341-349, 2014.
Lee WJ, Hase K. Gut microbiota-generated metabolites in animal health and disease. Nat Chem Biol. 2014 Jun;10(6):416-24, 2014.
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Ross SA, Davis CD. The Emerging Role of microRNAs and Nutrition in Modulating Health and Disease. Annu Rev Nutr. 2014 Jul 17;34:305-36, 2014.
Russell AP, Foletta VC, Snow RJ, Wadley GD. Skeletal muscle mitochondria: a major player in exercise, health and disease. Biochim Biophys Acta. 2014 Apr;1840(4):1276-84, 2014.
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Zhang AH, Qiu S, Xu HY, Sun H, Wang XJ. Metabolomics in diabetes. Clin Chim Acta. 2014 Feb 15;429:106-10, 2014.
*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Aperfeiçoamento nas atividades de docência, abrangendo acompanhamento e auxílio aos docentes do programa, nas respectivas áreas de conhecimento, em atividades de graduação, envolvendo elaboração e correção de listas de exercícios, formação de plantão de dúvidas, apoio às aulas teóricas e práticas e outras atividades que sejam correlacionadas ao programa.
Incentivo de atitudes acadêmicas e inovadoras e do pensamento crítico no ensino superior, por meio do instrumental teórico-prático da didática e da integração entre ensino e pesquisa.
BATISTA N. Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 3, n.3, 2005.
BATISTA N; BATISTA SHSS; ABDALLA Y. (orgs) Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte e Ciência, 2005.
BATISTA N; BATISTA SH. A Formação do Professor Universitário em Saúde: desafios e rupturas. In: SEVERINO AJ e FAZENDA I. Formação docente: rupturas e possibilidades. Campinas: Papirus, 2002.
PIMENTA SG, LIMA MSL. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 296 p, 2004.
PIMENTA S e ANASTASIOU L. A docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
MARQUES MO. A aprendizagem na mediacao social do aprendido e da docencia. Ijui: Unijui, 139 p, 1995.
GUARNIERI MR. Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas: Autores Associados, 89 p, 2000.
MIZUKAMI MGN, REALI AMMR, NUTTI JZ. Aprendizagem profissional da docência: saberes, contexto e práticas. Sao Carlos: Edufscar, 347 p, 2002.
MASETTO MT. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed., rev. e atual.-. São Paulo: Summus, 207 p, 2012.
RIOS TA. Compreender e ensinar: por uma docencia da melhor qualidade. 2. ed. Sao Paulo: Cortez, 2001. 158 p, 2001.
*Artigos Científicos: HARDER BN. Use of simulation in teaching and learning in health sciences: a systematic review. J Nurs Educ. 49(1):23-8, 2010.
HOVENGA EJ, BRICKNELL L. Current and future trends in teaching and learning. Stud Health Technol Inform. 109:131-42, 2004.
JESSEE SA, O’NEILL PN, DOSCH RO. Matching student personality types and learning preferences to teaching methodologies. J Dent Educ. 70(6):644-51, 2006.
JOHNSTON JM, LEUNG GM, FIELDING R, TIN KY, HO LM. The development and validation of a knowledge, attitude and behaviour questionnaire to assess undergraduate evidence-based practice teaching and learning. Med Educ. 37(11):992-1000, 2003.
KHARB P, SAMANTA PP, JINDAL M, SINGH V. The learning styles and the preferred teaching-learning strategies of first year medical students. J Clin Diagn Res. 7(6):1089-92, 2013.
NANDI PL, CHAN JN, CHAN CP, CHAN P, CHAN LP. Undergraduate medical education: comparison of problem-based learning and conventional teaching. Hong Kong Med J. 6(3):301-6, 2000.
NESTEL D, GROOM J, EIKELAND-HUSEBØ S, O’DONNELL JM. Simulation for learning and teaching procedural skills: the state of the science. Simul Healthc. 6 Suppl:S10-3, 2011.
PREETI B, ASHISH A, SHRIRAM G. Problem Based Learning (PBL) – An Effective Approach to Improve Learning Outcomes in Medical Teaching. J Clin Diagn Res. 7(12):2896-7, 2013.
*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Apresentação e discussão dos equipamentos disponíveis e utilizados para os procedimentos de registro, análise e quantificação do movimento, com ênfase em diferentes formas de locomoção, em diferentes populações, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos, na saúde e na doença.
Análise de resultados referentes a esses equipamentos e principais avanços científicos e tecnológicos na área.
ALLARD P; STOKES IAF; BLANCHI J (1995). Three-dimensional analysis of human movement. Champaing, IL: Human Kinetics.
CHAPMAN SJ. Programação em matlab para engenheiros . São Paulo: Thomson, 2003.
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Innovative analyses of human movement. Champaign, IL: Human Kinetics. HANSELMAN D, LITTLEFIELD B. Matlab 6: curso completo . São Paulo, SP: Pearson, 2003.
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Estudo sistematizado do processo científico, enfocando aspectos éticos, estéticos e normas científicas.
Elaboração de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, na confecção e apresentação de projetos, dissertações, teses, artigos científicos, letters, short communications e artigos de revisão.
Utilização de base de dados de bibliotecas e da internet como fontes de pesquisa.
Uso e conhecimento das ferramentas disponíveis para avaliação de instituições de ensino e pesquisa, linhas de pesquisas e pesquisadores.
Aplicação de técnicas de apresentação e oratória.
CARRIJO LC, TAVEIRA LJ, PIRES RFA. Radicais livres e o envelhecimento precoce. Franca, 2008.
CUNHA SA. Abordagem fisioterapêutica da relação morfofuncional entre radicais livres e envelhecimento. Franca, 50 p, 2002.
Halliwell B. & Gutteridge J.M.C. (Eds.), Free Radicals in Biology and Medicine, 4th. Edition, Oxford Press, 2007.
POPPE SC. Estresse oxidativo e envelhecimento. Sao Paulo: Usp, 175 p, 2001.
PÓVOA FILHO H. Radicais livres em patologia humana. Rio de Janeiro: Imago, 416 p, 1995.
SIGNORINI JL. Atividade física e radicais livres: aspectos biológicos, químicos, fisiopatológicos e preventivos. São Paulo: Edusp, Icone, 192 p, 1995.
VASCONCELOS MAL, SANCHES SCL. Função de radicais livres com ênfase nos processos inflamatórios na aterogênese. Franca, 41 p, 2000. YOUNGSON R. Como combater os radicais livres: o programa de saúde dos antioxidantes. Rio de Janeiro: Campus, 151 p, 1995.
*Artigos Científicos: Colacino JA, Arthur AE, Ferguson KK, Rozek LS. Dietary antioxidant and anti-inflammatory intake modifies the effect of cadmium exposure on markers of systemic inflammation and oxidative stress. Environ Res. 2014 May;131:6-12, 2012.
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Freund-Levi Y, Vedin I, Hjorth E, Basun H, Faxén Irving G, Schultzberg M, Eriksdotter M, Palmblad J, Vessby B, Wahlund LO, Cederholm T, Basu S. Effects of Supplementation with Omega-3 Fatty Acids on Oxidative Stress and Inflammation in Patients with Alzheimer’s Disease: The OmegAD Study. J Alzheimers Dis. 2014 Jun 16, 2014.
Galan-Chilet I, Tellez-Plaza M, Guallar E, De Marco G, Lopez-Izquierdo R, Gonzalez-Manzano I, Carmen Tormos M, Martin-Nuñez GM, Rojo-Martinez G, Saez GT, Martín-Escudero JC, Redon J, Javier Chaves F. Plasma selenium levels and oxidative stress biomarkers: A gene-environment interaction population-based study. Free Radic Biol Med. 2014 Jul 10. pii: S0891-5849(14)00319-0, 2014.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre.
Estudo dos princípios básicos sobre tipos de nutrientes e processos de digestão e absorção.
Discussão sobre tendências alimentares e nutricionais de diferentes populações na sociedade atual e suas implicações na promoção da saúde e no desenvolvimento de doenças.
Avaliação do uso de controle alimentar para a promoção da saúde, prevenção e terapia de doenças.
Descrição de alterações decorrentes de diferentes estados nutricionais (alimentado, jejum, restrição alimentar, desnutrição, inanição e hiperfagia).
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Apresentação e discussão das propriedades gerais das espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (conhecidas geralmente como radicais livres) e das substâncias antioxidantes endógenas e exógenas (micronutrientes e vitaminas), atrelando o conceito de equilíbrio oxidativo com eventos biológicos importantes relacionados à área da saúde.
Augusto O. (Ed.)Radicais Livres: Bons, Maus e Naturais, Oficina de Textos, São Paulo, 2009.
Halliwell B. & Gutteridge J.M.C. (Eds.), Free Radicals in Biology and Medicine, 4th. Edition, Oxford Press, 2007.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Apresentação e discussão dos mecanismos moleculares e celulares envolvidos no processo de inflamação, com ênfase na participação de diferentes células e tecidos, integração intercelular e entre órgãos, assim como nos mediadores anti- e pró-inflamatórios, espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, adipocinas, miocinas e fatores endócrinos, humorais e neurais. Análise da função do processo inflamatório na regulação da homeostase e sua participação no desenvolvimento de doenças.
Apresentação das metodologias atuais na análise da inflamação, incluindo citometria de fluxo, ELISA, imuno-histoquímica, entre outras.
CARDOZO WS, SOBRADO CW. Doença inflamatória intestinal. Barueri/Sp: Manole, 422 p, 2012.
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Vlassopoulos A, Lean ME, Combet E. Oxidative stress, protein glycation and nutrition – interactions relevant to health and disease throughout the lifecycle. Proc Nutr Soc. 2014 Aug;73(3):430-8, 2014.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Discussão atualizada sobre aspectos gerais relacionados à filosofia da ciência, análise e discussão das tendências contemporâneas das pesquisas no estudo do processo saúde-doença, incluindo estudos recentes e avanços científicos significativos na área.
Abordagem interdisciplinar de questões complexas da sociedade moderna, especialmente aquelas relacionadas à obesidade e doenças relacionadas, envelhecimento, inflamação, estresse oxidativo e disfunções neuromotoras.
ALVES PC. Saúde e doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Fiocruz, 174 p, 1998.
ARAUJO AR. O impacto do processo saúde e doença na qualidade de vida em criancas de 8 a 10. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul, 85 p, 2007.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas.
A proposta da disciplina é introduzir os procedimentos laboratoriais usuais e técnicas analíticas/bioquímicas básicas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas biológica e biomédica.
Assim sendo, o curso propiciará aulas práticas e teóricas para consolidar os fundamentos dos estudantes já inseridos na área científica e, concomitantemente, familiarizar os estudantes inexperientes em relação aos métodos experimentais úteis ao desenvolvimento de seus respectivos projetos de pesquisa.
Dentre as técnicas sugeridas, podemos citar: preparação, armazenamento e descarte de reagentes e soluções (conceitos de Química Geral), esterilização de reagentes e instrumentos (autoclavagem, manuseio do fluxo laminar, etc), centrifugação, microscopia, espectrofotometria e fluorimetria (tópicos de Química Analítica, incluindo dosagens enzimáticas, proteicas, etc), técnicas eletroforéticas (imunoquímica e Biologia Molecular básica) e cromatográficas (cromatografia líquida de alta eficiência, CLAE; e cromatografia de camada delgada).
Noções de bioestatística serão igualmente apresentadas para a interpretação dos dados experimentais.
BARKER K. Na Bancada: Manual de iniciação científica em laboratórios de pesquisas biomédicas. ArtMed Editora, São Paulo, SP, 2002.
CABRAL FV. Técnicas fundamentais de laboratório. Belo Horizonte: Cecimig, 118 p, 1989.
COLUSSI FEL. Apostila de tecnicas basicas em laboratorio clini. Sao Paulo: Sem Editora, 156 p, 1995.
COMPRI-NARDY MB, OLIVEIRA C, STELLA MB. Práticas de laboratório de bioquímica e biofísica: uma visão integrada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 199 p, 2011.
FERREIRA CP, JARROUGE MG, MARTIN NF. Bioquímica básica. 9.ed. São Paulo: MNP, 356 p, 2010.
LEHNINGER AL, COX MM. Princípios de bioquímica. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 1273 p, 2011.
MOURA RA, PURCHIO A, WADA CS, ALMEIDA TV. TÉCNICAS de laboratório. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 512 p, 1999.
VILLELA GG, BACILA MTH. Técnicas e experimentos de bioquímica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 552 p, 1973.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
A disciplina apresenta e discute os procedimentos de programação em linguagem LabviewTM e explora a utilização dessa ferramenta para aquisição e processamento de sinais biológicos.
Os objetivos da disciplina são mostrar ao pós-graduando os procedimentos de programação em linguagem gráfica LabviewTM e dar oportunidade para que os mesmos consigam construir rotinas destinadas à aquisição e processamento de sinais biológicos.
BISHOP, R.H. LabVIEW 2009 Student Edition. Pearson, 2010.
WINTER, D.A. Biomechanics and motor control of human movement. 3rd Ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2004.
ESSICK, J. Hands-On Introduction to LabVIEW for Scientists and Engineers, 2nd Ed, New York: Oxford University Press, 2013
MCDONOUGH, A. LabVIEW: Data Acquisition and Analysis for the Movement Sciences, Prentice Hall, 2001
TRAVIS, J, KRING, J. LabVIEW for Everyone: Graphical Programming Made Easy and Fun, 3rd Edition, Prentice Hall, 2006.
LabVIEW Signal Processing Course Manual. In: http://www.meo.etc.upt.ro/materii/cursuri/PG_MASTER/LVSP.pdf
Estudo das vias metabólicas envolvidos na utilização, mobilização e armazengem de diferentes metabólitos (glicose, ácidos graxos, aminoácidos e corpos cetônicos) em vários tecidos e células do organismo.
Avaliação da integração metabólica e sua regulação por fatores humorais, neurais e hormonais, assim como, pelo exercício físico e suplementação alimentar em condições normais e patológicas.
Análise dos métodos de investigação do metabolismo em modelos celulares, animais e humanos.
BACCHUS H. Emergências em endocrinologia: metabolismo e nutrição. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 1985.
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LAVIN N. Manual de endocrinologia e metabolismo no adulto e na criança. 3.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 848 p, 2006.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Apresentação e discussão dos aspectos relacionados ao comportamento motor com ênfase nos processos teóricos e metodológicos envolvidos na aquisição, controle e aprendizagem do movimento, na saúde e na doença, em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Análise crítica dos estudos recentes referentes ao comportamento motor e promoção da saúde.
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*Artigos atuais e relevantes serão incluídos na lista bibliográfica a cada semestre. Esses serão selecionados a partir das revistas científicas mais conceituadas na área.
Coordenador: Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi
Vice-Coordenador: Profa. Dra. Renata Gorjão
E-mail da Coordenação: ppgics@cruzeirodosul.edu.br
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