Núcleo de Acessibilidade - NAce


Atender à legislação que dispõe sobre a acessibilidade faz parte da filosofia e cultura da Universidade, de maneira que, ao vir desenvolvendo ações em prol das pessoas com deficiência, desde 1993, até que se chegasse à implantação do NAce, o Núcleo de Acessibilidade, em 2015, encontra-se hoje totalmente referendado o compromisso assumido de propor ações com o objetivo de promover e facilitar o acesso, a permanência e o desempenho acadêmico destes alunos no ensino superior.

 

Está na Constituição Federal de 1988, art. 206, que o ensino será ministrado, entre outros princípios, com base na igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Portanto, é importante um olhar atento para as necessidades desse aluno especial do momento em que ele decide participar do processo seletivo até a realização do curso, buscando atender a cada um consoante suas necessidades individuais, fazendo adequações dos espaços da sala de aula, do mobiliário, das instalações físicas do prédio etc. O NAce tem a incumbência de atuar no rompimento de quaisquer barreiras que impeçam a acessibilidade: atitudinais, arquitetônicas, metodológicas, instrumentais, nas comunicações e digitais.

 

Esse cuidado deu seus primeiros passos quando foram implantadas disciplinas e cursos de formação em Educação Especial e com a criação, em outubro de 2000, da Comissão de Apoio Acadêmico aos alunos com necessidades especiais. Até hoje o Núcleo busca, entre outras ações, apoiar os alunos nas demandas educacionais inclusivas; promover a redução das desigualdades sociais, discriminação de pessoas e manifestação de preconceito; dar suporte aos professores para adoção de práticas docentes inclusivas; e promover a capacitação do corpo técnico-administrativo para atendimento a pessoas com deficiência.