Alunos de Farmácia participaram de visita técnica ao Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte

Estudantes do campus Guarulhos vivenciaram imersão no ICAFE

02/05/2024

No dia 4 de abril de 2024, alunos do curso de Farmácia realizaram uma visita técnica ao Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte (ICAFE) da nossa Instituição.

A atividade teve a participação de cinco estudantes, sendo três do terceiro semestre, um do quinto e outro do primeiro, todos do campus Guarulhos. A visita técnica foi conduzida pela professora e pesquisadora Dra. Elaine Hatanaka Dermargos, sob supervisão do Prof. Me. Cauê Santos Lima.

Os graduandos tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de alunos, docentes e pesquisadores reconhecidos internacionalmente, vinculados ao Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Cruzeiro do Sul.

“Para nós, que estamos buscando nossa formação em Farmácia, é de suma importância ter acesso, não apenas ao conhecimento teórico, mas também prático, em áreas relacionadas às pesquisas de ponta desenvolvidas no ICAFE”, destaca a aluna Mayara Castro.

Áreas visitadas

A visita teve início com uma recepção calorosa na sala de estudos, com alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos – os laboratórios de pesquisa são utilizados diariamente por estes estudantes.

Os visitantes também conheceram o laboratório de citometria de fluxo, uma técnica amplamente utilizada na pesquisa e no diagnóstico de doenças citológicas, oncóticas, metabólicas e imunológicas.

Na sequência, foram levados a conhecer o laboratório de microscopia de fluorescência, um equipamento sofisticado, utilizado para evidenciar detalhes incríveis presentes em um determinado tecido ou célula por meio da emissão de raios de um determinado comprimento de onda.

Por fim, puderam conhecer o laboratório de cultura celular, outra técnica amplamente utilizada na pesquisa, que se baseia no cultivo minucioso de células específicas, isoladas de humanos ou de animais.

“A pesquisa científica oferece aos alunos de graduação em saúde a oportunidade de expandir conhecimentos, desenvolver habilidades essenciais e contribuir para avanços significativos no campo, preparando-os para uma prática clínica baseada em evidências e uma carreira de impacto na saúde pública”, explica a Profa. Dra. Elaine Hatanaka, membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Farmácia e professora/pesquisadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde.

Desenvolvimento científico

Ao término da visita técnica, os futuros pesquisadores foram recepcionados pela Profa. Dra. Tania Cristina Pithon Curi, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Cruzeiro do Sul. Em uma sala de conferências internacionais, os alunos conheceram projetos de pesquisa conduzidos por alunos de programas de universidades e de centros de pesquisas em vários países.

“A visita técnica aos laboratórios de pesquisa proporciona aos estudantes uma experiência prática enriquecedora, permitindo-lhes explorar de perto os processos científicos, interagir com profissionais experientes e ampliar sua compreensão sobre metodologias e tecnologias de ponta utilizadas na investigação científica”, destaca a professora Tania.

O curso de Farmácia segue incentivando o desenvolvimento científico e o aprimoramento acadêmico dos seus alunos!